26/06/2010

África pode se separar em duas...

Fenda pode separar a África em duas, dizem pesquisadores.
Processo iniciado após erupção de vulcão na Etiópia, em 2005, poderá levar dez milhões de anos.

O continente africano poderá ser dividido ao meio pelo aparecimento de um novo oceano em dez milhões de anos, segundo um grupo de cientistas britânicos que vêm monitorando mudanças geológicas na região de Afar, na Etiópia.

Região onde fenda está se abrindo fica em uma altitude menor que o nível do mar. Segundo descreveram os cientistas durante uma conferência da Royal Society, de Londres, uma fenda de 60 quilômetros de comprimento se abriu a região em 2005 e vem crescendo desde então.

Um monitoramento num período de apenas dez dias verificou a expansão da fenda em oito metros, segundo o sismólogo James Hammond, da Universidade de Bristol, um dos coordenadores do estudo.

Os pesquisadores dizem que o processo acabará dividindo a África em dois, transformando parte da Etiópia e da Somália em uma grande ilha no Oceano Índico.

Erupção : -A fenda começou a aparecer em 2005, após a erupção do vulcão Dabbahu, na região de Afar. O local, apesar de ainda não ter água, está localizado abaixo do nível do mar.

Superfície dos oceanos está ficando mais quente desde 1993, diz estudo Os sismólogos dizem que estão presenciando um processo que normalmente só ocorre debaixo dos oceanos.

"Partes de Afar estão abaixo do nível do mar, e o oceano está separado por apenas uma faixa de 20 metros de terra do território da Eritréia", afirmou Hammond à BBC.

"Então essa terra cederá eventualmente, o mar entrará e começará a criar esse novo oceano", disse o cientista.

Segundo ele, com o tempo esse oceano crescerá até separar de vez a região do chamado "Chifre da África" do restante do continente, criando assim "uma África menor e uma ilha muito grande no Oceano Índico".

21/06/2010

O que é Twitter? ...

Uma das maiores falhas em tentar definir o Twitter até o momento baseia-se no fato de que o twitter não tem um uso claro e definido.

Pra começar você entra no site, cria uma conta e diz o que você está fazendo no momento. Pra ficar mais interessante é legal seguir seus amigos (entrando na página deles e clicando em follow).

Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Para enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Esta também é uma forma de forçar/facilitar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem numa pasta em separado chamada Replies. Mais detalhes de configuração você encontra nesse artigo do G1.

A facilidade de acessar o twitter de qualquer lugar faz com que a maioria dos acontecimentos seja anunciado primeiro no twitter e o fato de usar mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente. O terremoto em São Paulo por exemplo, foi notificado às 21:02 no twitter, a notícia mais antiga que encontrei foi da Abril, às 21:53. E pra quem reclama de detalhes é só acompanhar o que todas as pessoas escreveram (e continuam escrevendo) sobre o assunto: terremotosp.
Se você costuma participar de eventos:

Você pode usar o twitter para fazer uma micro cobertura do evento, postando os títulos das palestras, nomes dos palestrantes e algumas frases chave para dar uma idéia do que está acontecendo aos seus seguidores. Para esse tipo de uso geralmente associa-se uma etiqueta (tag) ao evento no formato #nomedatag.

Para quem não está presente no evento é possível acompanhá-lo através do Gtalk digitando track #tagdoevento no usuário twitter@twitter.com e/ou acompanhar pela web através de indexadores do twitter como o TweetScan ou Twemes: Exemplo: Webpanel da Datasul.

Ultimamente nos principais eventos de tecnologia e comunicação sempre tem alguns twitter presentes, até pela facilidade de se enviar mensagens pelo celular. Com o crescente uso da ferramenta até eventos mais populares como a virada cultural tiveram uma boa cobertura via twitter.

Se você é curioso ou exibicionista:

Você pode realmente usar o Twitter como uma espécie de Big Brother particular, algumas pessoas tem uma vida bastante interessante, ou são relativamente famosos como a Rosana Hermann (@rosana) e o Maestro Billy (@maestrobilly).

Além disso, seguindo as pessoas que você conhece pessoalmente já dá uma adiantada naquele papo de elevador, ao invés de perguntar sobre o tempo você pode comentar algo que leu no twitter dela (- e aí como foi a mudança? - putz, vi que seu carro quebrou outro dia...) alias, contar o que aconteceu via twitter pode te poupar de explicar dúzias de vezes a mesma coisa, difícil vai ser resumir em 140 caracteres

Como achar mais amigos?

Depois de usar o Find & Follow para adicionar seus amigos do Gtalk/MSN você pode utilizar o Twubble, ele vai fuçar seus amigos e te mostrar pessoas que eles seguem, você deve encontrar alguns amigos em comum ou pessoas interessantes que seus amigos seguem.

Como postar fotos?

Uma maneira simplificada de postar fotos é através do Twitpic, você informa seu usuário e senha do twitter, envia a foto que ficará hospedada no próprio twitpic, informa a mensagem que irá acompanhar a foto e ele envia sua foto e mensagem automaticamente para o seu twitter.

Como agendar mensagens?

Seu amigo mandou uma mensagem e você tem certeza de que ele estava sem computador e sem celular naquele momento? Provavelmente ele usou o TweetLater e programou uma mensagem para o futuro! Você pode agendar um post no seu blog e personalizar uma mensagem no seu twitter para quando o post entrar no ar. Ou você pode preparar o lançamento de um produto ou serviço para ser enviado no momento que você estiver na festa/apresentação. (Dica do Tiago Dória)

Como escrever de cabeça pra baixo?

Mandaram-te uma mensagem de ponta cabeça? Provavelmente seu amigo usou o Flip. O Flip inverte uma frase e troca os caracteres para parecer que ela foi escrita de ponta cabeça. Você pode usar o Flip para inverter uma mensagem em qualquer lugar (blog, e-mail, etc.) não apenas no twitter.

08/06/2010

Iphone 4...

O novo iPhone possui um montão de melhorias e novidades MUITO significativas. Com um hardware absolutamente revolucionário, associado ao sistema operacional 4 (batizado de iOS 4) capaz de torná-lo multitarefas, tem tudo para conquistar o mercado.
DESIGN
Lindo e elegante, é o smartphone mais fino do mercado. Os designers da Apple conseguiram fazer um aparelho 24% mais fino do que os iPhone 3G e 3GS, com apenas 4,3 milímetros de espessura. É produzido com aço inoxidável e vidros de altíssima resistência, utilizados em pára-brisas de helicópteros e trens de alta velocidade. O vidro passa por um processo químico que o torna ainda mais durável (20 vezes mais resistente e 30 vezes mais duro do que plástico) e recebe uma película que ajuda a evitar oleosidade, contribuindo para manter a tela limpa. A promessa é que ele seja pouquíssimo vulnerável a arranhões. Será que agora eu vou ter coragem de finalmente me livrar das películas protetoras?

RECEPÇÃO
A banda lateral em alumínio, além de ser a estrutura principal do aparelho, também funciona como um eficaz sistema de antena (são quatro no total). Ela possui receptores Bluetooth, Wi-Fi e GS de um lado e capta os sinais do rádio para as ligações de voz no outro. O aparelho conta com dois microfones.

CÂMERAS
A principal fica na parte de trás, com 5 Megapixels de resolução, auxiliada por um flash de luz LED e zoom digital de 5X. Com foco automático opcional, ela é capaz de fazer fotos com excelente qualidade mesmo em ambientes pouco iluminados. A outra é frontal, com resolução VGA, especial para as videoconferências batizadas de FaceTime que funcionarão inicialmente somente via Wi-Fi. Mas é possível utilizar as duas câmeras no FaceTime de uma forma prática e intuitiva. Será possível gravar vídeos com qualidade HD (alta definição) com 720p e 30 FPS (quadros por segundo). Com o lançamento do software iMovie para iPhone vai ser uma maravilha editar vídeos no próprio aparelho.

TELA
Simplesmente incrível, capaz de exibir imagens quatro vezes mais nítidas do que as do iPhone atual, duplicando a quantidade de pixels nas duas direções (960 x 640), contraste de 800:1 e resolução digna de ficção científica: 326 ppi (pixels por polegadas). Steve Jobs disse em sua apresentação que esta resolução está acima da capacidade de percepção da retina humana (que é de 300 ppi), daí o nome Retina Display. A nova tela utiliza tecnologia IPS (in-plane switching), continua com o mesmo tamanho (3,5 polegadas) e tem 78% dos pixels existentes em uma tela de iPad, muito maior.

BATERIA
Maior peça do iPhone 4, a bateria dura 40% mais do que a do iPhone 3GS. Serão sete horas de duração no modo 3G para ligações, seis horas de navegação em internet 3G, 10 horas de Wi-Fi, 10 horas para vídeo e 40 horas para músicas.

PROCESSADOR
O A4 desenvolvido pela Apple é o responsável pela capacidade de processamento que o iOS 4 vai demandar. O A4 já está no coração dos iPads, mostrando a que veio, e tem grande mérito no aumento da duração da bateria do iPhone 4.

GIROSCÓPIO
Um novo sensor promete games e programas mais divertidos. O giroscópio vai proporcionar às aplicações baseadas em movimento o registro de deslocamentos em três eixos.

PREÇO
O iPhone 4 será vendido a partir do dia 24 de junho nos Estados Unidos por US$ 199 na versão com 16 GB de memória e US$ 299 pelo modelo com 32 GB (contrato de 2 anos com a AT&T). O lançamento acontecerá também no Japão, França, Alemanha e Reino Unido.

03/06/2010

Corpus Christi...

"Corpus Christi", em latim, significa "corpo de Cristo". Trata-se de uma festa móvel católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. A festa era uma das mais pomposas procissões católicas em Portugal e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores, no século 16.

Aqui, numa carta de 9 de agosto de 1549, o padre Manuel da Nóbrega escreveu: "Outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal". (Cartas do Brasil, 86, Rio de Janeiro, 1931).

O costume de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. No sul do Brasil, chegou com os imigrantes açorianos. Nas cidades que preservam a tradição, é comum ornamentar as ruas por onde passará a procissão com um tapete desenhado com serragem tingida, palha, borra de café, areia e grãos. Toda população participa do trabalho e o resultado é um grande mosaico, com símbolos cristãos, locais e nacionais, compondo uma obra de arte altamente efêmera, pois ela vai durar apenas até a passagem dos devotos.

A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano IV, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes. Segundo a tradição, ele recebeu o segredo das visões da freira Juliana de Mont Cornillon.

Juliana nasceu em Retines perto de Liège, Bélgica em 1192. Ficou órfã muito pequena e foi educada pelas freiras agostinas em Mont Cornillon. Aos 17 anos começou a ter visões, que retratavam uma lua cheia com uma mancha escura. A Igreja interpretou a mensagem como sendo a ausência de uma festa para a eucaristia no calendário litúrgico. Eucaristia é justamente o sacramento católico que, através das palavras do padre, promove a transubstanciação.

Em 1230, Juliana confidenciou esse segredo ao arcediago de Liège, que 31 anos depois se tornaria o Papa Urbano IV, que exerceria o cargo entre 1261 e1264. A confirmação da intenção da festa veio com um milagre que teria acontecido em Bolsena, na Itália, em 1263 ou 1264, quando um sacerdote que celebrava a missa teve dúvidas sobre a veracidade da transubstanciação. Acredita-se que, em seguida, sangue tenha escorrido da hóstia no momento em que o sacerdote a partiu. Hoje, uma mancha de sangue existente no altar da mesma igreja é atribuída a esse momento.

Juliana morreu em 5 de abril de 1258 e foi canonizada em 1599 pelo papa Clemente VIII. O decreto de Urbano IV, teve pouca repercussão, mas se propagou por algumas igrejas, como em Colônia, na Alemanha, onde o "Corpus Christi" foi celebrado antes de 1270. A festa tomou seu caráter universal definitivo a partir de 1313 com a sua confirmação pelo papa Clemente V.