Um negociador independente está oferecendo 25 Ferraris, três Lamborghinis, um Cizeta, entre outros supercarros raros. Nenhum deles foi registrado, e contam apenas com a quilometragem de entrega, o que quase certamente significa que eles pertençam ao Sultão do Brunei. Quem está vendendo os carros do Sultão?
De acordo com o vendedor, estes veículos impressionantes foram todos encomendados direto da linha de montagem e entregues ao proprietário que, por algum motivo, nunca os dirigiu. Agora eles estão guardados em uma garagem na Nova Zelândia implorando para serem libertos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSm0vJg6b8FMbugH6_9xTxmQCDu_E-O-1kPoHxZ0zRBrSYpFiDeHSRT8H6conLheMBzCJ_FbVazZndc0emaRbvSha7j197sIP9TQcNq9y47TUWqqrwRcuX8KSyVRB9NXITbhrCOMbBcirf/s200/sultan_lamborghini.jpg)
A partir daí as coisas começam a ficar estranhas. Um Italdesign Nazca C2 V12 (quem jogava Need For Speed II se lembra dele) quase novo ao lado de um Cizeta V16? O Sultão de Brunei possuia um Cizeta preto e um azul. O preto já foi vendido e o azul se parece exatamente com o que está sendo oferecido. Existem apenas oito deles, então as chances de este ser o mesmo carro são grandes. O Sultão também era dono de um Italdesign Nazca, um dos três protótipos da série.
Das duas uma: ou alguém está fingindo vender os carros do Sultão, ou está realmente vendendo os carros do Sultão. O Sultão Haji Hassanal Bolkiah é o chefe de um país rico em petróleo, portanto ele provavelmente não precisa vender alguns de seus carros que estão sobrando para levantar uma grana. Então quem precisaria?
Resposta: seu irmão “Príncipe Playboy” Jefri Bolkiahm que recentemente travou batalhas na justiça contra antigos advogados por não pagar seus ordenados, e contra as autoridades de finanças de Brunei por, aparentemente, ter gasto 40 bilhões de dólares em excessos como (nos perdoem por isso) estátuas de si mesmo fazendo sexo.
O Sultão cultiva o hábito de dar a seu irmão alguns de seus carros mais baratos, um ato que parece generoso até você se lembrar que ele possui uma coleção espetacular de automóveis que inclui mais de 500 Mercedes, 360 Ferraris, 180 Bentleys e 160 Porsches, só para citar alguns. O processo em andamento contra Jefri alega que ele possui um “histórico de omissão e desvio de bens”, e um julgamento passado menciona a devolução de “mais de 2000 carros".
Não seria a primeira vez que carros que já pertenceram ao Sultão estariam à venda. Em agosto, uma de suas F50 foi vendida. Então pode ser que Jefri não esteja se livrando dos carros, talvez o Sultão esteja apenas liberando espaço em sua garagem para uma nova frota de Bugattis ou caças supersônicos.
Entramos em contato com o vendedor para perguntar como os carros foram transportados da coleção do Sultão - se é que esses são mesmo seus carros - para a Nova Zelândia. Sabemos que existe um grande mercado cinza (quase negro) de carros de coleção, frequentado por pessoas que, em sua maioria, não gostam de falar sobre seus negócios, então não estamos tão esperançosos por uma resposta.
É possível, claro, que exista no mundo outro colecionador com a mesma seleção de carros raríssimos e nunca guiados,decidido a colocá-los à venda. Se for isso mesmo, queremos conhecer esse cara.
Em tempo, se você tem 470 mil dólares sobrando, o Cizeta é uma pechincha - um desses geralmente custa quase o dobro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário